domingo, 15 de dezembro de 2013

Natal  2013
É Natal! A grande festa da alegria por Deus ter enviado seu Filho unigênito, nosso único e suficiente Salvador. Podemos cantar: Deus tem amado o mundo inteiro, Deus tem amado, também a mim.
    Nos campos de Belém da Judéia anjos aparecem repentinamente, no escuro da noite aos pastores e lhes proclamam a mensagem: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.  E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. (Lucas 2.10-12 RA) Que mensagem!
Não temais! O mundo, em todos os seus cantos, quer em choupanas quer em palácios, está cheio de medo e pavor. Sim, toda a criação a um só tempo teme e suporta angústias até agora. (Rm 8.22) Quando Jesus falou dos tempos finais, seus discípulos perguntaram: Que sinal haverá de quando estas coisas estiverem para se cumprir? (Lc 21.7) Jesus respondeu: Haverá sinais no sol, na luz e nas estrelas, sobre a terra angústia... Haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. (Lucas 21.26 RA) A este mundo cheio de terror, angústias e pavor, os anjos anunciaram e sua mensagem nos vale ainda hoje: Não temais!

Eis aqui vos trago boa-nova!O mundo (também nós como cristãos, estamos sempre inclinados a resvalar e pensar como o mundo) anseia por “boas novas”. As pessoas as buscam na Internet, na TV, no rádio em jornais, mas não a encontram. Em seu amor Deus continua a anunciar e oferecê-la por Palavra e Sacramentos. Mas, o ser humano considera a Palavra de Deus “loucura”. (1 Co 1.23) Jesus disse: Bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço. (Lc 7.23 RA)

É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor!Um Salvador. O mundo procura salvadores. Firmas diante da falência procuram salvadores; bancos arruinados procuram salvadores. Políticos procuram salvadores em ideologias e líderes. Até religiões e religiosos procuram por salvadores com orações poderosas. Que salvadores estão procurando? Salvadores que lhes proporcionem esperanças materiais, saúde, prazeres, dias felizes. Tudo isso os cega diante do Salvador que Deus enviou o qual disse: O meu reino não é deste mundo. (Jo 18.36) A minha paz vos dou, não vo-la dou como a dá o mundo. (Jo 14.27) Arrependei-vos e crede no evangelho (Mc 1.15), a boa nova do perdão, da reconciliação com Deus, da esperança da vida eterna.   

Boa nova...  que o será para todo o povo. Para todos, crianças, jovens, homens e mulheres e idosos; pessoas no vigor da vida, pessoas enfermas e as que estão diante da morte; patrões e empregados, senhores e escravos, para todos. Jesus Cristo, o Filho de Deus que veio ao mundo é nosso único e suficiente Salvador, que nos reconciliou com Deus Pai, que venceu nossos inimigos: pecado, morte e Satanás, que trouxe perdão, vida e salvação e oferece a salvação em sua Palavra, o Evangelho. E todo aquele que crê, tem o que as palavras lhe dizem e oferecem: perdão, vida e eterna salvação.

E isto vos servirá de sinal. – Encontrareis uma criança envolta em faixas (panos) e deitada em manjedoura (coheira). Que sinal! O Salvador, o Filho de Deus, uma criança de pais pobres, deitado numa cocheira. Será possível! Inacreditável.
 Encontrareis... deitado em manjedoura, numa estrebaria. Ali todos podem encontrá-lo. Não há muros, nem portas trancadas, nem guardas. Aberto para todos, ricos ou pobres, adultos e crianças. O apóstolo Paulo afirma: Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos... e sendo filhos, também herdeiros por Deus. (Gl 4.4-7)
     Para o homem natural, a história do Natal é loucura e escândalo, mas para nós que cremos é poder de Deus para a salvação; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. (Rm 1.17,17) Jesus disse: Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. (Lc 11.28)
    É necessário que em cada Natal – sim, cada dia – o Espírito Santo nos chame pelo evangelho, ilumine com seus dons, santifique e conserve na verdadeira fé. (3° Artigo do Credo Apostólico) Também neste Natal queremos nos ajoelhar diante de Jesus e entoar com os anjos: Glórias a Deus nas maiores alturas, e paz na terra aos homens a quem ele quer bem. (Lc 2.14) Abençoado Natal.       
     Ursula e Horst Kuchenbecker                








Nenhum comentário:

Postar um comentário