domingo, 15 de dezembro de 2013


V - A todos os homens. -  Jesus salvou a quem? A todos. Não há ninguém que possa dizer: A mim Jesus não salvou! Talvez você dirá: Mas eu não sinto nada. É verdade! A graça não apareceu em nossos corações. Ela está fora de nós. Ela se manifestou na manjedoura em Belém. Mas não precisamos procurá-la muito. Deus no-la oferece em sua Palavra, a Bíblia. Nesta boa notícia do perdão podemos confiar plenamente. Jesus vem a nós por meio de sua palavra. E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo. (Romanos 10.17) Para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)
     Tendo ouvido a boa notícia, os pastores foram apressadamente para ver a salvação que Deus  preparou, adoraram e voltaram louvando a Deus. Hoje nossa manjedoura é a palavra de Deus. Confiantes nela, adoramos a Jesus, nosso Salvador, louvamos sua graça e a proclamamos ao mundo. Dizemos com o poeta sacro: Cante o povo resgatado/ glória a Deus, Senhor da paz,/ pois, em Cristo revelado,/ vida e luz ao mundo traz./ Nasce, a fim de renascermos,/ vive, para revivermos,/ Rei, Profeta e Salvador!/ Louvem todos o Senhor! - Toda a terra e os altos céus/ cantem sempre glória a Deus. (Hinário Luterano 25.3)                           Horst R. Kuchenbecker









Desejamos um feliz Natal
e abençoado Ano 2014


CINCO  MINUTOS  COM  JESUS
Rádio ABC 900 – Novo Hamburgo
Domingos, das 7h às 8h
Rádio Feitoria FM 87.9 Diariamente, às 11h55








Convite
Se você deseja saber mais sobre o maravilhoso amor de Deus em Cristo, você é bem-vindo com seus familiares aos nossos cultos:

Comunidade Ev. Lut. “Martinho Lutero”
Rua Guido José Daudt, 193  Feitoria
Sábados: 1° e 3°, às 19h
  Domingos: 2° e 4°, às 9h  

Comunidade Ev. Lut. “Cristo Redentor”
Rua Santa Rosa esp. Viamão
Vila Santa Tereza
Sábados: 2° e 4°, às 19h
  Domingos: 1° e 3°, às 9h

Tel.: 3588-6506





















GLÓRIAS  A  DEUS 
NAS  MAIORES  ALTURAS



            Natal, festa de alegria, de paz e de amor. Qual a razão para tanta alegria? A razão é o menino Jesus, nascido em Belém da Judéia! Por que o nascimento do menino Jesus, há quase 2000 anos atrás, é motivo para tanto júbilo? Aparentemente, o nascimento do menino Jesus, numa humilde estrebaria em Belém da Judéia , não tinha nada de extraordinário. Mas nos campos de Belém, anjos apareceram aos pastores e anunciaram: Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura, e subitamente apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial louvando a Deus e dizendo: Glórias a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. (Lucas 2.10-14) A esse respeito, o apóstolo Paulo escreve em sua carta a Tito: Portanto, a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. (Tito 2.11) Eis o grande mistério do amor de Deus que anjos louvam, que nenhuma língua é capaz de expressar o suficiente, que foge à nossa compreensão, que só podemos receber pela fé. Esta é a mensagem consoladora que faz jovens e idosos, sábios e analfabetos, pessoas no auge de sua vida e aqueles que estão diante da morte, jubilar e entoar com os anjos o Glórias a Deus nas maiores alturas, pelo perdão, pela paz e pela esperança da vida eterna. Vamos contemplar esta maravilhosa mensagem um pouco mais de perto.

I - A graça de Deus se manifestou - O que Deus manifestou? Sua justiça? Não! Sua justiça ele manifestou no monte Sinai. Ali Deus entregou ao povo de Israel sua santa lei, os Dez Mandamentos. (Êxodo 20.18,19) O texto também não diz: Deus manifestou simplesmente seu amor. Isto seria uma mensagem muito bonita, porém, o simples amor de Deus, não nos ajudaria, visto que a justiça de Deus requer a punição do pecador. Por isso, apóstolo Paulo afirma: A graça de Deus se manifestou.

II - Como esta graça se manifestou? - Ela se manifestou em Cristo Jesus. Quem é Jesus Cristo? Muitos falam de Jesus Cristo como de um homem que nos deu grande exemplo de vida, de humildade, de paciência e de luta. É verdade. Mas não é somente isto. Jesus é mais do que um simples homem. Ele é o verdadeiro filho de Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria, na humilde estrebaria de Belém. Em segundo lugar, ele não veio simplesmente para nos dar um exemplo de vida, mas para salvar o que estava perdido, a humanidade. 

III - A graça de Deus se manifestou salvadora. - Jesus veio para salvar a humanidade. Deus Pai, por mais amor que nos tenha, é um Deus justo e não pode anular a sua lei. A lei exige, ameaça e condena. Diante disso, Deus, em amor, enviou seu Filho que se tornou nosso irmão na carne e, como substituto de toda a humanidade, foi colocado sob a lei. O apóstolo Paulo escreve: Vindo, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. (Gálatas 4.4) Jesus afirmou a Nicodemos: Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado. (João 3.17,18) E o apóstolo Paulo escreve: Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. (2 Coríntios 5.19-21) E aos efésios o apóstolo Paulo escreveu: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2.8-10) Daí a grande alegria de Natal. Hoje vos nasceu o Salvador!

IV – Jesus nos salvou de que? - Que salvação é esta, perguntam muitos. O mundo vai de mal a pior. Onde está a paz na terra, da qual os anjos falaram? De que Cristo nos salvou?
    Cristo não veio para reformar o mundo, nem promover uma revolução social, curar todos os enfermos e proporcionar aos homens mais felicidade na terra. Pelo contrário, ele disse a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. (Mateus 16.24) Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que vieram antes de vós. (Mateus 5.11,12) E o apóstolo Paulo consola as congregações, mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus. (Atos 14.22)
     Então, de que Jesus nos salvou? Ele nos salvou do pecado, da morte e do poder de Satanás. Do pecado, isto é: Cristo me livrou da dívida, do castigo e do domínio do pecado. Carregou ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro os nossos pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados. (Gálatas 3.13) Da morte, isto é: Não preciso temer a morte temporal, porque a morte eterna não tem mais poder sobre mim. Nosso Salvador Cristo Jesus não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade. (2 Timóteo 1.10). Do poder de Satanás, isto é: Cristo venceu o diabo, de modo que este não me pode acusar mais e eu agora posso resistir vitoriosamente à suas tentações. Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo. (1 João 3.8)


Nenhum comentário:

Postar um comentário